sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Você sabe que tipo de temperamento tem? E como encontrar equilíbrio nesse sentido para viver melhor? Então leia….

2993295064_4b15beafc4_o Ontem estava refletindo sobre o que é melancolia, e me dei conta que não tinha uma exata noção sobre o que é ser ou sentir-se melancólico, e resolvi pesquisar para reforçar ou corrigir a concepção que tinha a esse respeito. Encontrei informações interessantes, que desconhecia acerca deste assunto, e achei legal postar aqui, por achar que quanto melhor nos conhecermos, melhor vai ser nosso desempenho diante da vida e dos inúmeros obstáculos que encontramos pelo caminho.

Chopin era um melancólico, Wagner e Mozart eram sanguíneos e Napoleão era colérico. A seguinte história, que ilustra perfeitamente as reações dos temperamentos, foi retirada do livro "A educação Waldorf", de H. V. Kugelgen.


"Num caminho, quatro pessoas chegam sucessivamente a um obstáculo, uma grande pedra caiu e obstruiu a passagem. O sanguíneo vem cantando; ao ver a pedra, brinca sobre ela e alegremente continua a viagem. Pouco depois, vem o fleumático; chega ao local, pára um largo tempo; finalmente, encontra um desvio que lhe permite dar volta ao obstáculo e, vagarosamente, continua seu caminho. A seguir, chega o terceiro, o melancólico: "Claro, estas coisas só acontecem a mim!". Permanece muito tempo sentado sobre a pedra, refletindo até o ponto de esquadrinhar como o infortúnio chegou ao mundo e por que esse infortúnio sempre há de lançar obstáculos precisamente nos caminhos que ele utiliza. Levanta-se e volta para casa. Finalmente, aproxima-se o colérico, com passo decidido; vê a pedra, detém-se por um segundo e logo a empurra com disposição, até que consegue tirá-la do caminho. Continua sua marcha, não deixando de voltar-se algumas vezes para contemplar com satisfação seu êxito"!.

Para entender como equilibrar qualquer tipo de temperamento, ou pelo menos tentar (o que não é fácil) e ter mais qualidade de vida clique no link abaixo, muito interessante também para quem tem filhos em idade escolar.

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=9105&cat=Artigos&vinda=S

Um grande abraço. bugs_atack_ataque_das_joaninhas

5 comentários:

Unknown disse...

Adorei! Minhas facetas mais marcantes: Sanguínea e colérica!
Achei muito bom para aplicar nas crianças. Vai ser uma preciosa ajuda! Bjcas e bom fim de semana!

Unknown disse...

Tenho uma surpresa no meu blog para você!
Bjcas da AnaIsa

M. Céu Fernandes disse...

Olá Anna.
Obrigada pela força.
Adorei os seus trabalhos!
bjs,
M. Céu

M. Céu Fernandes disse...

Olá.
Bom fim de semana!
bjs,
M. Céu

Cams disse...

Adorei, achoooo que euuuuuuu, Ahhh coérica e melancolica!!!
Obrigadissimo por ter entrado em meu blog, ainda bem que vc gostou da modelagem do blog, mas vc pode se supriender...(música de suspence)!!!

beijinhos
xau...